Abertura dos Festejos Farroupilhas

Os Festejos Farroupilhas de 2016 iniciam na sexta-feira, dia 12, quando foi realizado o acendimento da Chama Crioula. O evento aconteceu em Triunfo, na Ilha de Fanfa, reunindo representantes das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. No sábado, no Parque Camboatá, também em Triunfo, aconteceu a distribuição da chama. Cavalgada, apresentações artísticas, missa crioula e outras atrações compuseram a programação do evento, que teve sua primeira edição em 1947 e ocupa lugar central na programação anual do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Em 2016, o tema a ser trabalhado pelas entidades tradicionalistas nos Festejos Farroupilhas é ‘República das Carretas’. A proposta foi apresentada e aprovada no Congresso Tradicionalista realizado na cidade de Bento Gonçalves, no início do ano. Os tópicos de abordagem, e que deverão inspirar as atividades de instituições ligadas ao tradicionalismo em todo Rio Grande do Sul, são 10:
1 - República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos);
2 - Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação;
3 - A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival;
4 - A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini;
5 - Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários;
6 - A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense;
7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos;
8 - A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense;
9 - O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades;
10 - Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros.
Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, será realizada uma grande festa para celebrar os 180 anos da Revolução Farroupilha. A partir do acendimento da chama, em todo o Rio Grande do Sul, serão realizadas atividades como acampamento farroupilha, desfile tradicional, desfile temático e atividades nas escolas, mantendo viva a história do Rio Grande do Sul.

Sandra Veroneze

Assessoria de Imprensa MTG


Comentários