Nova geração da música gaúcha!

Nos poucos momentos que tenho quando estou no sul, procuro sempre ouvir o que de novo anda rodando nas rádios do Rio Grande, e também para apreciar alguns CDs que tenho em minha discoteca. Em uma destas camperiadas pelo espaço musical me deparo com um cd que há tempo não ouvia mais. Um álbum lançado em 2007 me fez voltar ao tempo e ter a certeza que graças às pessoas como estas, a música gaúcha não perderá o seu valor.
Falo do Grupo Beira d´Estrada. Na foto abaixo com o Nico e o Neto fagundes no programa Galpão Crioulo, na RBS TV.


Essa gurizada da capital, oriunda da invernada artística do CTG Gildo de Freitas traz ao mercado um novo legado. Com uma sonoridade tão contemporânea quanto firmemente ligada as raízes mais puras da tradição gaúcha. Sua formação privilegia as vozes e cordas, arranjado por vezes com quatro violões e quatro vocais para oferecer melodias ricas e puras ao mesmo tempo. Num leque que inclui moda de viola em “Esse é o meu lugar”, mas não esquece de Gildo de Freitas em “História dos Passarinhos”, há espaço para uma saga de amor gaúcho com “ O romance de Pedro Campeiro e Maria Clara Morena”.
O que mais me agrada neste grupo é o estilo campeiro e alma gaúcha aflorada em cada canção, sem contar que o Beira d´Estrada não usa aparelhos elétricos. Seus bailes são sempre acompanhados apenas por “violão e pandeiro”, como chamamos.
O grupo é comandado por Leandro Berleze, dono de um timbre diferenciado e uma interpretação emocionante além um talento incomparável para compor as músicas que falam do seu lugar. Decidiram se profissionalizar depois de ganhar inúmeras vezes o ENART, maior festival da tradição gaúcha e contam, neste cd com a produção do grande músico Marcelo Caminha, que como eles mesmos dizem, "tem a manha".
Para quem gosta da boa música gaúcha, fica minha dica para ouvir e apreciar a sonoridade deste grupo que muito me encantou e assim o faz com o público por onde se apresenta.


Abraços,
Rafa.


Comentários