Criem, não copiem!!

Sempre que se vê um grupo de músicos ou diretores reunidos em qualquer lugar, o assunto, pode ter certeza é sempre o mesmo: A novidade. Todos são unânimes em afirmar que cada banda tem que ter o seu diferencial. Tanto na forma de execução da música, no equipamento, no visual, de alguma forma eles colocam que a banda tem que achar o seu ponto chave para despontar. Ok, concordo com todos eles. Realmente, no meu ponto de vista o diferencial fará com que cada banda se destaque no seu segmento. Pô, o discurso é único, mas e a ação?? E eu ainda pergunto: Onde esta, ou o que será este diferencial???
Bah, eu fico pasmo em ver como se copia as coisas neste mundo. Se um fulano da banda A comprou um calça nova, no outro final de semana, 50 bandas estão com a mesma calça. Se uma banda compra um equipamento novo, no outro final de semana, bingo! tem mais 30 com o mesmo equipamento. E as que não copiaram a idéia imediatamente é por que não tiverem o investimento necessário, senão o fariam também. Ônibus então, é uma festa...como gostam de fazer igual ao do fulano ou do sicrano..
Claro, estou geralizando um pouco, mas no fundo não deixa de ser exageiro não. Quem acompanha de perto este meio sabe disto. E as músicas então... meu Deus! E já cansei de ver bandas chegarem na rádio e verem um CD novo de uma banda de maior expressão e ficarem bem loucos querendo ver o que eles gravaram para fazer igual. E não foi nem uma nem duas vezes que isso aconteceu. Este é só um exemplo do que acontece diariamente no mundo da "espionagem industrial". Mas onde está o tal diferencial tão defendido em discurso, se no final tudo acaba se tornando cópia da cópia???
Esta mais do que na hora de cada banda pensar no seu trabalho, claro, não podem bitolar-se e esquecer do mundo, mas tem sim que priorizar um estilo, uma marca, para que a banda se destaque sim pelo seu trabalho e o diferencial tão cometado com certeza aparecerá aos olhos de todos.
Músicos, diretores, pessoas ligadas ao meio, pensem no assunto. Usem as idéias de vocês, as coloquem em prática, pois por mais maluca que seja a sua, ela pode dar um ótimo resultado. E se o problema for dinheiro, lembrem-se de vários escritores que dizem: A criatividade é o melhor dos investimentos e o mais barato também!
Abraços
Rafa!

Comentários