O Rio Grande está de luto! Leonardo nos deixou.

"É o meu Rio Grande do Sul, Céu Sol, Sul, Terra e cor, onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor...", talvez a melhor homenagem que podemos fazer hoje ao grande Jader Moreci Teixeira, nosso Leonardo, é cantar aquela que seria não só a sua música mais conhecida, mas também um hino do nosso Rio Grande...e não há quem não saiba cantar!
Na madrugada desse domingo Leonardo, aos 71 anos, deixou seus fãs e admiradores de luto. Morre um dos mais cantados compositores gaúchos, um homem que cantou a paz, a alegria, os direitos humanos e a liberdade. Em mais de 40 anos de carreira gravou mais de 800 canções, em 41 discos, LPs e Cds. Natural de Bagé, ele começou sua carreira artística provocando a alegria de crianças e adultos como palhaço de circo, então conhecido como o "Zé Sabugo".
Integrou o grupo Os Três Xirus e, foi na década de 70 que começou a dedicar-se à música gauchesca. Em 1978 venceu a 3.ª Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense, de Taquara, com aquela que tornou-se um hino: Céu, Sol, Sul, Terra e Cor.
Depois vieram sucessos como "Tertúlia", com a qual venceu a 12.ª Califórnia da Canção, em 1992, ao lado de Os Serranos. Com o mesmo grupo ganhou o troféu de música mais popular de outra Califórnia, com "Viva a Bombacha". Outra música sua muito cantada foi "Morocha Não", feita em resposta à criticada Morocha, de Daví Menezes Júnior. Venceu o 1.° Ronco do Bugio de São Chico de Paula, em 1986, com "Levanta Bugio", onde com criatividade falou no renascimento do ritmo autêntico. Outra pérola composta por Leonardo foi "O homem do Pala Branco", com uma mensagem tocante:
"O homem do pala branco está chegando
Olhando pro seu rebanho, estendendo a mão;
Juntando ovelhas perdidas pelas estradas,
E está pedindo morada em seu coração.
Não é preciso ninguém lhe dizer quem é;
É só ter no coração muito amor e fé.
Sua mãe chama Maria, seu simbolismo uma cruz
E o pala branco que usa é uma cascata de luz"

O homem que começou atuanto em circos, depois dedicou-se cantar e ao rádio. Em seu programa sempre ajudava a divulgar a música do Estado e tratava com generosidade, respeito e admiração seus colegas de palco.
Morreu o compositor, mas as músicas que criou continuarão eternas... Gracias Leonardo por tua sensibilidade, que sempre será exaltada quando alguém falar em música hino do Rio Grande e, automaticamente, lembrarmos..."onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor..."
Fonte: ABC do Gaúcho
Abraço,
Rafa

Comentários