Pedro Ortaça Lança DVD na Ruínas...

O cantor missioneiro Pedro Ortaça fez show de lançamento do DVD, no dia 21 de dezembro, em São Miguel da Missões em frente às Ruínas de São Miguel Arcanjo, durante as comemorações dos 25 anos de reconhecimento da catedral como Patrimônio Universal da Humanidade e dos setenta anos da criação do IPHAN no BRASIL.
Pessoas de vários estados e tembém do exterior participaram do evento, além de autoridades do Ministério da Cultura, do IPHAN, do Governo do Estado e de vários municipios da região. Antes do show, no interior das ruínas (sacristia) a Prefeitura Municipal entregou placas comemorativas aos 25 anos de tombamento das Ruinas de São Miguel como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO às pessoas que contribuiram para esse reconhecimento, sua preservação e divulgação. Entre os agraciados com a honrária o estava o cantor missioneiro Pedro Ortaça.
Pedro Ortaça, cria da região e soldado, por mérito e conquista, da legião dos "missioneiros" por excelência, surgiu após os grande e luminares Jayme Caetano Braun e Noel Guarany, e ao mesmo tempo que o não menos importante Cenair Maicá.
Ortaça veio de baixo e silenciosamente, como um veio d'água que traz em si os íntimos segredos da terra de que brota. Afirmou-se pelos anos, ombreou-se com seus irmãos da mesma luta.
Afinou sua guitarra pelo timbre dos sinos das catedrais jesuíticas que o tempo fez ruir; alteou seu canto com reflexos de picumã galponeiro pelos quatro pontos cardeais do estado gaúcho; superou as fronteiras naturais da "pequena pátria" e, hoje, é conhecido nacionalmente como uma das mais originais expressões da terra, do povo e dos costumes do território onde, há mais de três séculos, o gênio jesuítico começou a levantar o império teocrático das Missões.

Abraços,
Rafa

Comentários