segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Os Montanari


No mês de oktoberfest, não podiamos deixar de contar a história desta banda que é sinônimo de festa germânica em todo lugar, ninguém menos que OS MONTANARI!!
A estréia da Banda Os Montanari ocorreu há quatro décadas, mais precisamente ao dia três de setembro de 1958 no programa "Brasil de Canto a Canto", na Rádio Rural de Concórdia SC, apresentação e produção de Vicente Ribeiro da Silveira. O começo não foi fácil e os jovens irmãos Bruno e Oswaldo Montanari, acompanhados dos músicos Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Vatzlawick, Urbano Bloss e Werno Falk, viram-se forçados a enfrentar uma série de dificuldades. Em contrapartida, porém, contavam com a ajuda e apoio da emissora e seu diretor Olavo Rigon; do Prof. Vicente Telles, Jaraguaense radicado no Rio de Janeiro, diretor de uma academia de Música e tantas outras pessoas amigas que jamais negaram o seu apoio para que o conjunto se mantivesse unido e coeso naqueles tempos realmente difíceis. Outro fator que os incentivava era a falta de bandinhas e conjuntos para animação dos alegres Kerbs do interior da região. As contratações foram surgindo, e num breve espaço de tempo a Bandinha Os Montanari tornou-se famosa. Seus componentes passaram a dedicar-se integralmente à música, fator que favoreceu muito na homogeneidade do conjunto. Com o passar dos tempos a Orquestra Montanari logrou êxito na difícil empreitada das gravações em disco, um velho e descartado sonho que se tornava realidade. Em princípios de 1971 a já popularíssima ORQUESTRA OS MONTANARI esteve por desintegrar-se. Isto porque em 2 de janeiro daquele ano, quando o grupo cumpria mais uma etapa de seus inúmeros compromissos, na cidade de Nova Laranjeira do Sul (PR), Oswaldo Montanari, quando descansava num hotel local, foi vítima de um lamentável acidente, vindo a falecer. Bruno, seu irmão, desolado com a ocorrência, dispôs-se a não mais dedicar-se a música, afastando-se. Mas, as solicitações eram numerosas e a ORQUESTRA OS MONTANARI voltou a ação, apesar da fatalidade que a enlutou tão profundamente. Em agosto de 1977 Bruno Montanari transferiu a Orquestra para Blumenau (SC) quando seus filhos começaram então a fazer parte. Dez anos depois, Bruno passou a ORQUESTRA para os filhos e demais músicos. No mesmo ano formou-se outra banda: Bruno Montanari e Seus Músicos, desligando-se completamente da ORQUESTRA OS MONTANARI. Atualmente a ORQUESTRA OS MONTANARI toca em várias regiões do Brasil e também em vários países da América do Sul, com um extenso repertório, desde a tradicional música alemã, até pagode, axé, cowntry, sertaneja, gaúcha e músicas orquestradas, variando de acordo com a região ou o estilo de baile. Fazem parte da ORQUESTRA OS MONTANARI : Darci Montanari, Genésio Montanari, Jean Fábio Kolm, Helio Ricardo Sontag, Jean Ricardo Sontag, Hélio Gonçalves, Nercy Adelar Falk, Carlos Schmitz, Sandro Schmitz, Marcelo E. Soares e Libiane Nicole S. Gomes. Nadir Antônio Montanari que atuou na Orquestra durante 20 anos, hoje atua como empresário.
Abraços,
Rafa.

4 comentários:

  1. Olá!! Meu nome é Marina, tenho 16 anos e sou de Arroio Bonito, localidade de São José do Hortêncio.
    Adorei seu blog, sou muito fã da Orquestra Os Montanari! Acho que falta pessoas como você para divulgar o trabalho dessas bandas, deste estilo...Parabéns...Assim que puder, vou visitar seu blog. Abração

    ResponderExcluir
  2. OLá, meu nome é Lice admiradora da orquestra Os Montanari. Nete momento de dor pela morte do sr. Darci venho pretar os meus pêsames aos integrantes da banda, família do Darci e demais amigos. Uma perda lastimável.

    Grata

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/8/10 17:11

    Olá. Meu nome é Antonio Carlos Martins,de Pato Branco-PR, e gosto muito da Banda Os Montanari. Estou procurando a música "Érika", acho que eles tocavam. Prometi para uma amiga que se chama "Érika" que assim que conseguisse mandaria para ela. Ela mora em São Paulo e não acredita que exista uma música com esse nome.
    acmartins@wln.com.br

    ResponderExcluir
  4. olá meu nome é ronan felipe klipstein sou fã dos montanari sou músico também desse gênero musical mas os montanari são exelencia em músicas germânicas gosto de todas as músicas mas a minha predileta é a alegria pra valer já fui em vários bailes da banda e valeu com certeza a pena quem sabe no futuro estarei com vcs um abraço amigos.

    ResponderExcluir

Comentários:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...